O laboratório MARéSS lança o mapa de conflitos ambientais envolvendo pescadores(as) artesanais, contendo 47 conflitos no litoral fluminense, cartilha com parte dos resultados e divulga o início de novo projeto com este tema.
O projeto 'Mapeando Conflitos na Pesca' é a continuidade da pesquisa sobre conflitos ambientais envolvendo pescadores e pescadoras artesanais no litoral fluminense e, inicialmente, tem o objetivo de ampliar o mapeamento para o litoral do Rio Grande do Sul e aprofundar o levantamento do litoral fluminense.
A pesquisa iniciou no âmbito do projeto Impactos na Pesca, executado com recursos oriundos de um Termo de Ajustamento de Conduta, conduzido pelo Ministério Público Federal - MPF/RJ, diante do derramamento de óleo que ocorreu em 2011 no Campo de Frade, na Bacia de Campos, com apoio obtido por meio de uma chamada pública, no edital “Pesquisa Marinha e Pesqueira”, de responsabilidade do Fundo Brasileiro para Biodiversidade - FUNBIO.
A cartilha contém informações e resultados sobre esse mapeamento, sendo uma resposta aqueles(as) que contribuíram com a coleta dos dados como colaboradores(as).

Banner com fundo cinza claro dividido em três colunas. Na primeira, barra em azul com 'Mapa de conflitos ambientais' escrito em branco. Imagem de uma folha com um mapa e o título 'Mapeamento de conflitos ambientais envolvendo pescadores(as) artesanais. O mapa conta com um menu com opções de escolha. No mapa, a área de municípios do litoral aparece destacada em tons dourados e vários marcadores em vermelho. O nome dos municípios e opções de menu não é visível, mas próximo ao litoral pode-se ler 'Rio de Janeiro' em destaque. Na segunda, barra em azul com 'Site 'Mapeando Conflitos na Pesca' escrito em branco. Há a imagem de um navegador com printscreen do site. Na barra superior a barra do governo federal e FURG, em seguida a barra do MARéSS e logo a barra do Mapa de Conflitos na Pesca, seguida pelos botões de menu e texto de início, ilegível na imagem. Na terceira, barra em azul com 'Cartilha 'Mapeando Conflitos Ambientais' escrito em branco. Imagem de cartilha aberta, com uma pagina dividida em duas colunas com uma ilustração de oessoas e outra com dois parágrafos escritos acima e abaixo uma foto de uma plataforma grande ao lado de um pequeno barco lado a lado com outro bloco de texto. Atrás, três cartilhas com fundo azul esverdeado escuro, com ilustração de rede de pesca na parte superior, e o título 'Mapeando Conflitos Ambientais envolvendo pescadores e pescadoras do litoral fluminense: o restante aparece coberto.

#Paratodesverem: Banner com fundo cinza claro dividido em três colunas. Na primeira, barra em azul com 'Mapa de conflitos ambientais' escrito em branco. Imagem de uma folha com um mapa e o título 'Mapeamento de conflitos ambientais envolvendo pescadores(as) artesanais. O mapa conta com um menu com opções de escolha. No mapa, a área de municípios do litoral aparece destacada em tons dourados e vários marcadores em vermelho. O nome dos municípios e opções de menu não é visível, mas próximo ao litoral pode-se ler 'Rio de Janeiro' em destaque. Na segunda, barra em azul com 'Site 'Mapeando Conflitos na Pesca' escrito em branco. Há a imagem de um navegador com printscreen do site. Na barra superior a barra do governo federal e FURG, em seguida a barra do MARéSS e logo a barra do Mapa de Conflitos na Pesca, seguida pelos botões de menu e texto de início, ilegível na imagem. Na terceira, barra em azul com 'Cartilha 'Mapeando Conflitos Ambientais' escrito em branco. Imagem de cartilha aberta, com uma pagina dividida em duas colunas com uma ilustração de oessoas e outra com dois parágrafos escritos acima e abaixo uma foto de uma plataforma grande ao lado de um pequeno barco lado a lado com outro bloco de texto. Atrás, três cartilhas com fundo azul esverdeado escuro, com ilustração de rede de pesca na parte superior, e o título 'Mapeando Conflitos Ambientais envolvendo pescadores e pescadoras do litoral fluminense: o restante aparece coberto.