Revis 

PROPOSTA DE PLANO DE MANEJO DO REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE MOLHE LESTE DA BARRA DE RIO GRANDE

O objetivo do projeto é elaborar uma proposta de Plano de Manejo para o Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) do Molhe Leste da Barra de Rio Grande em São José do Norte, exigência imposta pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Esta Unidade de Conservação (UC) foi criada no ano de 1996 com o objetivo de proteger o local utilizado regularmente por populações de leões-marinhos (Otaria flavescens) que utilizam o molhe leste para alimentação e descanso, além do uso acidental de indivíduos jovens de lobo-marinho (Arctocephalus australis). Algumas aves marinhas e algumas espécies de cetáceos também utilizam o molhe leste e seu entorno imediato. A metodologia a ser empregada consiste em diversas ações complementares: (1) levantamento de dados secundários; (2) realização de oficinas com a comunidade, gestão pública e setor privado; (3) execução de saídas de campo para levantamento de dados primários de mamíferos, aves e vegetação e (4) elaboração do zoneamento ambiental. Tais ações serão realizadas envolvendo diversos setores da sociedade, em especial da comunidade local, como pescadores/agricultores, residentes e turistas, além de técnicos e gestores de São José do Norte. Somam-se a estes, pesquisadores e estudantes da Universidade do Rio Grande (FURG) e demais instituições de pesquisa. Ao final, será apresentada na forma de um relatório, uma proposta de Plano de Manejo participativo que contemple as diversas demandas da comunidade local e que, ao mesmo tempo, qualifique os discentes egressos da FURG, a partir de experiências concretas de gestão de UC. Estas ações qualificarão a pesquisa, ensino e extensão dentro da FURG, uma vez que os produtos finais serão apresentados na forma de relatórios, artigos e práticas pedagógicas em sala de aula.

 

Objetivo geral

Elaborar uma proposta do Plano de Manejo Participativo do Refúgio da Vida Silvestre do Molhe Leste da Barra de Rio Grandeem São José do Norte, RS.

 

Objetivos específicos

a) Realizar uma revisão bibliográfica e documental para sistematizar as informações necessárias à elaboração do diagnóstico ambiental da área, dos usos e dos históricos das ações de gestão do REVIS;

b) Registrar as demandas sociais de moradores do entorno e usuários da área;

c) Coletar de dados sobre a biota em duas diferentes estações do ano;

d) Desenvolver um sistema de informações georreferenciadas para sistematizar e disponibilizar os dados para as futuras ações de gestão no REVIS e seu entorno;

e) Delimitar o Zoneamento Ambiental da área do REVIS, incluindo zona de amortecimento, com previsão de usos diretos e indiretos e em consonância com os objetivos da Unidade;

f) Apresentar o planejamento das ações futuras de gestão estabelecendo metas e objetivos a serem alcançados;

g) Realizar Consulta Pública junto às partes interessadas com vistas à validação das ações propostas no Plano de Manejo.

 

Área de atuação

O Refúgio da Vida Silvestre do Molhe do Leste foi criado m maio de 1996 e localiza-se no município de São José do Norte, RS (SEMA, 2017). Esta UC municipal está localizada na desembocadura da laguna dos Patos e ocupa cerca de 1030 m de comprimento e 296 m de largura abrangendo a porção final do Molhe Leste (Figura 1). A figura 2 indica de maneira ilustrativa os limites da UC e sua zona aproximada de amortecimento.

 

Figura 1 – Imagem do software Google Earth indicando a localização do Refúgio da Vida Silvestre do Molhe do Leste da Barra de Rio Grande, RS (seta).

 

 

Figura 2 – Imagem do software Google Earth indicando os limites Refúgio da Vida Silvestre do Molhe do Leste da Barra de Rio Grande, RS (retângulo vermelho) e sua zona de amortecimento aproximada (círculo vermelho).

 

Instituições envolvidas

Responsável: FAURG e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de São José do Norte, RS

Executora: FURG

Financiamento: Verba de compensação ambiental da implantação do Estaleiro EBR