INEESOL

Os dados da Economia Solidária no Brasil não são desprezíveis se pensarmos em termos de geração de emprego e renda para uma classe social que detém menos privilégios. De acordo com o Plano Nacional de Economia Solidária (Brasil, 2015), existem em torno de 20 mil EES no país, que representam em torno de 4% do PIB. Tanto em São Lourenço do Sul quanto em Santo Antônio da Patrulha, a Economia Solidária também tem relevante papel socioeconômico. Isso porque os municípios tem perfil socioeconômico com destaque para o setor primário, onde marcadamente a agricultura familiar adquire a sua maior expressão. Em São Lourenço do Sul, além da agricultura familiar, atividades como pesca artesanal e atividades vinculadas ao turismo no período do verão (gastronomia típica e artesanato) se destacam. Em termos de impactos gerados pelo programa, a presente proposta, de longo prazo, pretende fortalecer os EES desses município e região, potencializando as sinergias positivas com outros órgãos e Institutos vinculados à FURG, bem como com parceiros externos como as demais universidades da região e fóruns de Economia Solidária. Acredita-se que o programa tem potencial para colaborar no reconhecimento da Economia Solidária como alternativa de desenvolvimento nas regiões onde atua.

 

Objetivo Geral:

Fortalecer, por meio de incubação, os empreendimentos econômicos solidários nas regiões de São Lourenço do Sul e de Santo Antônio da Patrulha.

 

Objetivos Específicos:

1) Capacitar multiplicadores para trabalhar com a constituição e assessoria a empreendimentos econômicos solidários;

2) Prestar assessoria aos empreendimentos econômicos solidários da região;

3) Realizar acompanhamento sistemático dos empreendimentos econômicos solidários;

4) Estabelecer parcerias para o apoio aos empreendimentos econômicos solidários;

5) Fortalecer parcerias com órgãos e institutos vinculados à FURG, bem como com demais universidades da região e fóruns de Economia Solidária;

6) Promover capacitações que atendam às exigências ambientais dos empreendimentos;

7) Promover pesquisa e reflexão para constituição de referencial conceitual e metodológico acerca do processo de incubação e acompanhamento de EES;

8) Publicar resultados obtidos ao longo e ao final do projeto.

 

Área de Atuação:

São Lourenço do Sul e municípios do sul do estado – Cristal, São José do Norte, Arroio Grande e Turuçu

Santo Antônio da Patrulha

 

Instituições Envolvidas:

FURG e instituições parceiras, como NUDESE/FURG, NESIC/UCPel, Tecsol/UFPel, Rede Reciclar, Grupo de Consumo Responsável de São Lourenço do Sul – Jerivá, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Santo Antônio da Patrulha (NEA-SAP)

 

Responsável:

Liandra Peres Caldasso

 

 

Acesse o site da INEESOL!