PancPop

O projeto PANCPOP realiza ações voltadas à popularização do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Território Zona Sul, com ênfase no município de São Lourenço do Sul. A popularização das PANC é uma estratégia para romper o paradigma atual da alimentação, o qual está centrado em um número muito limitado de espécies vegetais e totalmente desconectado das vocações locais e identidades territoriais.

As PANC podem ajudar a quebrar com a chamada monotonia alimentar, além de trazer benefícios à saúde, fornecendo nutrientes diversos. Porém, o desconhecimento das PANC e dos seus potenciais (nutricionais, produtivos e econômicos) faz com que as mesmas não sejam consumidas pela população em geral e nem disponibilizadas pelos agricultores e a agricultoras. Diante dessa situação, ações de popularização da PANC junto aos consumidores (as) e agricultores (as), assim como o resgate dos saberes populares sobre as espécies e seus usos se fazem urgentes.

Nesse sentido, projeto PANCPOP promove diversas atividades junto à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e comunidade em geral (consumidores e agricultores locais), as quais incluem: oficinas, palestras e cursos, com atividades no campo e na cozinha. Essas atividades vêm capacitando agricultores (as) para o extrativismo sustentável e comercialização das PANC na feira livre do município de São Lourenço do Sul: o que antes era considerado inço, hoje, tem espaço garantido, semanalmente, nas bancas agroecológicas da feira.

No que se refere aos (às) consumidores (as), percebe-se que há um reconhecimento das PANC como alimento, ou seja, as espécies já são vistas como uma opção para a diversificação alimentar por muitas pessoas da comunidade local. Cabe ressaltar que, a partir das ações do projeto e demais ações de parceiros no Território, percebe-se um aumento na demanda de PANC por parte dos (as) consumidores (as), o que tem incentivado os (as) agricultores (as) a conhecerem mais sobre as espécies e, na maioria das vezes, comercializá-las.

 

Objetivo geral

Promover ações voltadas à popularização do uso das PANC junto à comunidade de São Lourenço do Sul e região, de forma a capacitar agricultores (as), consumidores (as) e a comunidade local em geral a reconhecerem as PANC como alimentos e a fortalecer sua produção e consumo, resgatando os saberes populares e contribuindo para a soberania alimentar e qualidade de vida da população.

 

Objetivos específicos

- Realizar um levantamento das espécies de PANC mais comuns no município de São Lourenço do Sul;

- Construir oficinas de reconhecimento, preparação de alimentos à base de PANC e troca de experiências sobre alimentos locais;

- Realizar as oficinas em diferentes espaços e envolvendo diferentes segmentos da sociedade;

- Produzir materiais de divulgação das PANC a serem disponibilizados à comunidade local.

 

Área de atuação

Território Zona Sul, com ênfase no município de São Lourenço do Sul, tanto na zona rural, quanto urbana.

 

Instituições envolvidas

FURG, EMBRAPA Clima Temperado, UFPel.

 

Coordenação

Profª. Jaqueline Durigon (FURG, Campus São Lourenço do Sul).